Preso foge da cadeia pública de Iguatu


O fato aconteceu na última segunda-feira (14). Neri Alves de Souza, mais conhecido por Nonato, conseguiu quebrar a grade de ferro da cela e fugiu tomando rumo ignorado.

O detento estava sendo ameaçado de morte pelos presidiários e por isso foi colocado em uma cela separada.

A cadeia pública de Iguatu é uma das piores do Ceará. A unidade prisional apresenta problemas de esgotamento sanitário e estruturais, e está interditada há mais de um ano por determinação do juiz da Vara de Execuções Criminais, Josué de Souza Lima.

O caos no sistema prisional de Iguatu já foi debatido em diversas reuniões, envolvendo a Diocese de Iguatu, representantes políticos, e entidades de classe, no entanto o problema parece não ter solução.

No início deste ano, por meio do Ministério Público do Estado, foi ajuizada uma ação civil pública contra o Estado do Ceará, requerendo a realização de serviços e reforma na Cadeia, além da interdição parcial do equipamento. Uma nova fossa chegou a ser construída por uma empresa contratada pelo Governo, mas poucos dias depois de concluída já apresentava problemas.

Em setembro deste ano, por meio de entrevista em emissora de rádio de Iguatu, o governador Camilo Santana anunciou investimentos de R$ 2 milhões de reais para reforma do prédio da Cadeia Pública. Logo após as eleições municipais, o governo voltou atrás sobre a decisão e anunciou apenas uma pequena reforma nas instalações hidro sanitárias e elétricas no valor de R$ 279.153,94. A empresa SM Construções Ltda tem um prazo de 120 dias para concluir a reforma.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem