Governo do Estado antecipa salário de dezembro

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou que o Estado depositou ontem (29) o salário deste mês dos cerca de 140 mil servidores estaduais, totalizando R$ 750 milhões. "Isso acontece uma semana após concluirmos o pagamento integral do 13º salário a todos os nossos servidores. Com muita austeridade na gestão, temos conseguido honrar todos os nossos compromissos", afirmou.

Camilo disse ainda que deve anunciar um aumento para os servidores públicos para o próximo ano hoje (30). Apesar de uma boa notícia para muitas categorias do governo estadual, a média estimada pelo governador não deve chegar à inflação do período. Segundo ele, será difícil conseguir "passar de 1%".

"A gente está em um esforço muito grande, diante desse cenário econômico difícil do País, de fazer algum reajuste da inflação. Ainda não sei o percentual. Será possível fazer para 2017, até porque nós temos uma limitação com gasto de pessoal, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal", declarou Camilo.

O governador lamentou ainda a impotência do Estado diante da crise econômica e disse que nem toda a arrecadação do principal tributo do Estado, o Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), é suficiente para pagar a folha de pessoal do Estado. "Não estou falando nem de terceirizados, só de concursados", pontuou.

Responsabilidade fiscal

Camilo afirmou que estuda rigorosamente antes de anunciar qualquer mudança nas finanças do Estado para não correr o risco de deixar a máquina pública cearense nas mesmas condições em que se encontram hoje Minas Gerais, Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, que estão parcelando salários e não estão conseguindo pagar 13º salário.

Ele justificou o cuidado afirmando que, a cada vez que um reajuste geral é aprovado, há um forte impacto sobre o orçamento estadual. "Ao invés de dar um reajuste geral em 2016, eu procurei corrigir algumas distorções em algumas áreas, como Segurança, Saúde, Educação", afirmou Camilo.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem