Icó celebra uma das festas mais antigas do Estado


O município de Icó, na região Centro Sul do Estado, celebra uma das festividades religiosas mais antigas do Ceará, o Novenário do Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado). A tradição religiosa já dura 267 anos, reunindo, a cada noite, milhares de devotos em celebração campal. O tema da festa deste ano é "Em Jesus, o Senhor do Bonfim, celebremos nossa vida, fé e missão".

Os festejos tiveram início no dia 22 deste mês e vão além do novenário, pois, no próximo dia 6 ocorre a recondução da imagem de madeira, relíquia histórica, ao altar mor do Santuário do Senhor do Bonfim. Entre os dias 1º de janeiro e o dia 6, a imagem fica exposta para devoção dos católicos.

No próximo dia 1º de janeiro acontecerá a tradicional procissão pelas ruas do Centro Histórico da cidade. A caminhada com a imagem começa às 17 horas e deve reunir cerca de 25 mil fiéis. Logo em seguida acontece a queima de fogos e rojões em fila dupla numa extensão de 500 metros no Largo do Théberge. O espetáculo dura em média cinco minutos e marca a chegada da imagem ao altar em frente ao santuário. O encerramento acontece com a benção do Santíssimo Sacramento no altar e ritos finais.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem