CIDADE

Morre aos 96 anos em Iguatu a artista plástica, Ivone Carvalho

Morreu em Iguatu, aos 96 anos, a artista plástica Maria Ivone Fernandes de Carvalho. Ela residia na casa de nº 56, defronte à Praça Francisco Airton Jucá (Praça do CDL), no centro desta cidade.

Dona Ivone era autodidata. Pintou centenas de telas e cerâmicas. Florais, natureza morta, paisagem e santos. Especializou-se em imagens sacras. Há 26 anos pintou as cerâmicas que em conjunto formam o retrato de Maria Santíssima e estão fixadas na fachada principal da sua residência. A obra resiste ao tempo.

Além do azulejo com a imagem de Nossa Senhora das Dores, que tem o coração exposto e ferido com sete flechadas, o imóvel tem na cozinha uma cena da ceia larga de Jesus com seus apóstolos, que também foi pintada em cerâmica. Nos outros cômodos da casa há quadros de santos em óleo sobre tela criados pela artista.

Para homenagear o centenário de nascimento da mãe, Ivone Carvalho pintou em cerâmicas duas vias sacras que se encontram expostas nas igrejas de Senhora Sant'Ana e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nesta cidade.

Ivone Carvalho nasceu em Iguatu e aprendeu as técnicas da pintura e de corte e costura lendo livros e revistas que comprava em Fortaleza. Ela ainda deu cursos sobre técnica de pintura, fez exposição de quadros no salão do Sesc. Seu sonho era fundar uma escola pública aberta para a comunidade, com o objetivo de ensinar aos jovens que tem talento para a pintura.



Sobre Luiz Vasconcelos

0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.