Terremoto de magnitude 7,7 atinge o Chile

Um terremoto de 7.7 pontos na escala Richter atingiu o Sul do Chile neste domingo, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Segundo o relatório, o epicentro ocorreu a cerca de 40 quilômetros de Quellón, na Ilha de Chiloé, a 33 quilômetros de profundidade. A ilha fica aproximadamente 1.300 quilômetros ao Sul da capital chilena Santiago. O tremor foi sentido às 11h22 no horário local (12h22, no horário de Brasília).

Estrada é danificada após terremoto atingir Tarahuin, na ilha Chiloe, no Chile - 25/12/2016 (Alvaro Vidal/Reuters)
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile determinou a evacuação imediata da Ilha de Chiloé e emitiu um alerta preventivo de tsunami para toda a região costeira próxima, sem que os primeiros informes relatassem pessoas afetadas ou danos maiores. O alerta de tsunami foi retirado no início da tarde.

O Escritório Nacional de Emergência, órgão do Ministério do Interior e Segurança Pública do Chile, havia pedido ainda que as regiões litorâneas de Biobío, La Auracanía, Los Ríos y Aysén, todas no Sul do Chile, fossem evacuadas. Segundo a imprensa local, o tremor também foi sentido em Bariloche, na Argentina.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, se manifestou em sua conta no Twitter sobre o terremoto. “Muita força e ânimo aos compatriotas afetados pelo terremoto em Chiloé e outras zonas do sul”, declarou.

O país tem um longo histórico de terremotos, incluindo um tremor de magnitude 8,8 que ocorreu em 2010 e gerou um tsunami que devastou a região costeira do Sul do Chile. Mais de 500 pessoas morreram e 800.000 foram atingidas pelos fenômenos.

(Com Estadão Conteúdo)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem