Acordo com Irã deve ser mantido, diz Obama

Washington. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ressaltou ontem os "resultados significativos e concretos" do acordo nuclear com o Irã, que completa um ano, e pediu ao governo de Donald Trump para não desfazer o pacto.

Em um comunicado claramente dirigido ao republicano Trump, Obama diz que "a América deve lembrar que este acordo é o resultado de anos de trabalho, e representa um acordo entre as grandes potências do mundo - não apenas os Estados Unidos e o Irã".

O presidente Obama acrescentou que "uma solução diplomática que impede o Irã de obter uma arma nuclear é preferível a um programa nuclear iraniano sem restrições ou uma nova guerra no Oriente Médio".

Trump já expressou diversas vezes a sua rejeição ao acordo nuclear, e, em entrevistas no domingo (15), voltou a afirmar: "não estou feliz com o acordo com o Irã, acho que é um dos piores acordos já feitos". No entanto, o presidente eleito se recusou a dizer se pretendia "renegociar" o pacto.

A Casa Branca insistiu que apesar das reservas americanas sobre outras ações do Irã - incluindo o apoio a líderes "violentos" e "grupos terroristas" -, Teerã tem cumprindo seus compromissos nucleares. O Irã diz que "reduziu o seu estoque de urânio em 98% e retirou dois terços das suas centrífugas".


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem