Dom José Mauro, bispo emérito de Iguatu, celebra 55 anos de episcopado

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano dom Edson de Castro e pelo padre Carlos Roberto. Foto: Esau Lobo
O bispo Emérito de Iguatu, Dom José Mauro, 91 anos, celebrou na tarde desta sexta-feira (06) na catedral de senhora Sant'Ana, missa em ação de graças por seus 55 anos de consagração episcopal. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano dom Edson de Castro e pelo padre Carlos Roberto.

Caminhada de vida

Dom José Mauro Ramalho é natural da cidade Russas. Nasceu no dia 14 de maio de 1925. Realizou os estudos seminarísticos no Seminário da Prainha, em Fortaleza, na época sob a égide dos padres da Congregação da Missão - os Vicentinos - Ordem fundada pelo grande São Vicente de Paulo, no século XVII. Cursou Filosofia e Teologia e em 1948, mediante a imposição das mãos episcopais de dom Aureliano de Matos, tornava-se "sacerdos in aeternum" (sacerdote para sempre). Em 13 de outubro de 1961, quando estava à frente da paróquia de Aracati, recebeu a designação do Papa João XXIII para exercer o cargo de primeiro bispo da Diocese de Iguatu.

No dia 6 de janeiro de 1962, na cidade de Aracati, ocorreu sua ordenação episcopal. No dia 4 de fevereiro do mesmo tomaria posse na Diocese de Iguatu, onde permaneceria por 38 anos, quando passou o cargo para dom José Doth de Oliveira, a quem teve o mérito de ordenar sacerdote em 1964 e consagrar bispo em 1990.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem