Funceme prevê chuvas na média neste ano, mas situação hídrica ainda preocupa


Prognóstico apresentado na manhã desta quarta-feira (18) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que as chuvas dos meses de fevereiro, março e abril deste ano poderão ser melhor que as de 2016.

Conforme a Funceme, a análise meteorológica indica 40% de probabilidade de chuvas na média, 30% de ocorrências acima da média e 30% abaixo da média. A tendência ainda é que haja mais chuvas na região noroeste.

Apesar da esperança de um ano melhor, o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco José Coelho, afirma que a situação não é confortável, sobretudo, porque não deve haver recarga suficiente dos reservatórios do Ceará para compensar a longa estiagem que atinge o Estado.

O primeiro prognóstico de 2017 é mais animador do que os últimos cinco anos, quando as previsões apontavam chuvas abaixo da média. O último ano com chuvas na média histórica ou acima dela foi em 2011, quando o volume acumulado entre fevereiro e abril foi de 523 milímetros.

Workshop 

A previsão foi elaborada durante o XIX Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, realizado nos dias 16 e 17 de janeiro de 2017, na sede da Funceme. 

Participam do Workshop pesquisadores da Funceme, de agências meteorológicas de outros estados do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e de agências internacionais, além da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC).


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem