Morre ex-presidente de Portugal Mario Soares, aos 92 anos


Mario Soares, ex-presidente de Portugal, morreu neste sábado (7) aos 92 anos, segundo afirmou à agência France Presse um porta-voz do hospital em que ele estava. Foi declarado luto oficial de três dias em todo o país.

De acordo com a Agência Lusa, Soares estava no Hospital da Cruz Vermelha de Lisboa. A agência EFE afirmou que ele estava internado desde 13 de dezembro. Ele chegou a ficar inconsciente e em cuidados intensivos durante três dias e, após experimentar uma melhora na saúde, chegou a sair da Univdade de Cuidados Intensivos (UCI).

Na noite de 24 de dezembro, porém, sua saúde piorou de forma súbita, e Soares voltou à UCI. Dois dias depois, caiu em um "coma profundo", de acordo com a EFE.

A assessoria de imprensa da Presidência do Brasil divulgou uma nota oficial, lamentando a morte de Mário Soares. "Recebi com tristeza a notícia da morte de Mário Soares, figura-chave do Portugal moderno, amigo do Brasil. O mundo perde um estadista e um defensor da democracia e da liberdade. Meus sentimentos à família e ao povo português."

'Pai da democracia'

Histórico dirigente socialista com quatro décadas de atividade política, Mario Soares foi presidente de Portugal entre 1986 e 1996 e ocupou o cargo de primeiro-ministro em duas ocasiões, entre 1976 e 1978, e entre 1983 e 1985.

Ele contribuiu para a instauração da democracia em 1974 e para a integração europeia do país.
Fundador do Partido Socialista português, também foi ministro das Relações Exteriores e deputado europeu.

Até recentemente, Soares, se manteve ativo, atuando em uma fundação que leva seu nove, e publicando livros e artigos sobre a situação de Portugal.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem