TRE cassa diplomas de prefeito e vice de Aracoiaba por abuso de poder político e econômico

O Tribunal Regional Eleitoral (TER/CE) cassou nesta segunda-feira (30) os diplomas do prefeito e da vice-prefeita de Aracoiaba, Antônio Claudio Pinheiro e Maria Valmira Silva de Oliveira. Eles são acusados de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016. 

A relatora do recurso Eleitoral de nº 103/67, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, considerou que houve sim abuso de poder político e econômico por parte dos recorrentes, “mediante a doação de veículos (ambulâncias) para a cidade com divulgações sabidamente inverídicas de que eram provenientes de recursos próprios da vice-prefeita reeleita com o aval do prefeito, com o propósito de captar votos de eleitores, como restou comprovado, sem sombra de dúvidas”, por meio de Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE.  

O voto da relatora foi acompanhado pelos demais juízes do tribunal. O juiz Cássio Felipe Goes compôs o quórum da Corte, mas considerou-se inapto a participar do julgamento.

Além da cassação dos diplomas, o prefeito e a vice também ficam inelegíveis por oito anos, a contar da data do pleito de 2016, mantendo sentença do Juízo da 67ª Zona Eleitoral. Da decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem