Bancos se preparam para a migração do rotativo do cartão


Os bancos acertam os últimos detalhes para oferecer parcelamento da fatura do cartão de crédito como alternativa aos clientes que baterem no limite de 30 dias de uso do rotativo.

A mudança, que está programa para o dia 3 de abril, vai transferir consumidores do crédito mais caro do sistema financeiro para a modalidade mais barata. Entre os bancos consultados, a tendência é de que a porta de saída do rotativo seja a oferta automática do parcelamento da fatura.

Essa é uma linha já existente que permite ao consumidor dividir o saldo devedor do cartão de crédito. Ao migrar para o parcelado, o custo cai drasticamente: a taxa dessa operação foi de 153,8% ao ano em dezembro de 2016 - quase um terço do rotativo, de 484%.

Determinada em janeiro pelo governo como uma das medidas para reduzir o custo dos empréstimos, a decisão estabelece que os clientes que ficarem pendurados por um mês nessa operação terão de pagar a conta integralmente ou, como preveem os bancos, parcelar a dívida em uma nova operação. 

Apesar de reconhecerem o potencial de ganho aos consumidores com a redução dos juros, os bancos temem que o elevado calote hoje registrado no crédito rotativo migre para a nova operação. Isso também frustraria os planos do governo de incentivar o consumo por meio de juros menores. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem