Surdos promovem mobilização em Iguatu por ensino superior em Letras Libras


Foto: Honório Barbosa
Alunos e dirigentes da Associação dos Surdos de Iguatu (ASI) realizaram manifestação com o objetivo de sensibilizar a reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE) a implantar no campus de Iguatu um curso de licenciatura em Letras com habilitação em Libras, e um curso técnico de Tradução e Interpretação de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

Dezenas de pessoas participaram da manifestação, que ocorreu na manhã deste sábado (18), na Praça Gonçalves de Carvalho (Praça da Caixa), no centro da cidade. Além da ASI, a mobilização conta com a participação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFCE.

De acordo com o professor de Literatura do IFCE, Cristian Pereira, nos últimos três meses foi elaborado um projeto, e depois de aprovado pela diretoria do campus de Iguatu, foi encaminhado à reitoria.

Em Iguatu, o apoio da ASI tem sido responsável pela formação de 25 jovens, que após concluírem o ensino fundamental e médio, agora querem ingressar no ensino superior. "Antes do nosso projeto não havia surdo na escola no município de Iguatu", disse o presidente da ASI, Antônio Nelson Teixeira. 

Se o curso for implantado, Iguatu será a primeira cidade do interior a oferecer graduação em licenciatura em Letras Libras.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem