Católicos de Iguatu celebram novenário em homenagem a São José

Os católicos celebram até o próximo dia 19, domingo, novenas em louvor a São José, padroeiro do Ceará. No estado, 19 paróquias e centenas de capelas em localidade rurais festejam o Santo, que é fonte de devoção popular.

Em Iguatu, no Centro Sul do Estado, os festejos tiveram início no último dia 10 e se encerra no próximo dia 19, com a tradicional procissão e benção final. São José é padroeiro da Diocese de Iguatu desde 1999, quando foi implantada a paróquia da Sé Catedral e construído o templo dedicado ao Santo. Neste ano ano o novenário tem como tema: "Com São José e a Virgem Maria proclamamos as maravilhas de Cristo!”

A cada noite há novenas e em seguida quermesse, com venda de comidas típicas. A festa religiosa é dirigida pelo padre Glauberto Alves de Oliveira. "Iguatu tem um povo religioso que atende ao chamado da Igreja. O novenário é momento de retiro espiritual, de preparação e de aproximação da palavra de Deus por meio dos santos", disse.

Tradição secular

No distrito de Baú, zona rural de Iguatu, o encerramento dos festejos acontecerá no dia 19, às 10 horas, com celebração de missa. A líder da comunidade, Zenauda Alves de Oliveira, disse que a tradição de festejar São José na comunidade teve início há 119 anos. "É uma das festas mais antigas e tradicionais do Ceará", observou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem