Medicamentos terão reajuste de até 4,7%


Brasília. O índice de reajuste máximo do preço de medicamentos deve ficar entre 1,36% e 4,76% neste ano, de acordo com estimativas da Interfarma, que representa a indústria farmacêutica. O cálculo, divulgado nesta sexta-feira (10), foi feito com base nos critérios que compõem a fórmula adotada pelo governo para fixar os índices de reajuste máximo do preço dos remédios, distribuídos conforme a categoria de medicamentos.


Os índices oficiais, porém, só devem ser divulgados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed)) em 31 de março. Fazem parte dos critérios para o cálculo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também divulgado nesta sexta-feira, além de outros fatores como produtividade, custos dos insumos e concorrência do setor, todos já anunciados pelo governo.
Impacto

Ao todo, 19 mil produtos estão sujeitos ao novo reajuste. O aumento, no entanto, não deve chegar imediatamente às farmácias. Segundo a indústria, a previsão é que as primeiras variações de preço ocorram daqui a alguns meses, com a reposição dos estoques.

Indústria e varejo também podem optar por praticar um reajuste menor do que o permitido, principalmente nos casos de produtos de maior concorrência no setor e mais procurados pelos pacientes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem