CIDADE

No dia 25 de março será feriado em Iguatu. A data comemora a Data Magna do Ceará


No próximo dia 25 de março (25) é feriado estadual. A data celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará, a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 25 de março de 1884 - quatro anos antes da abolição da escravatura em todo o Brasil.

Em Iguatu, a data será respeitada, portanto, o comércio local ficará fechado, conforme informações do presidente do Sindicato Regional dos Empregadores Lojista de Iguatu - Sindilojas, Tadeu Rolim. "Recebemos um comunicado da Fecomércio, e realmente o dia 25 será feriado para o comércio de Iguatu, inclusive, já estamos comunicando a todos os associados sobre a determinação", disse.

Data Magna

Criado há seis anos, o feriado foi instituído por emenda constitucional aprovada na Assembleia Legislativa, a partir de proposta de autoria do ex-deputado estadual Lula Morais (PCdoB), e demarca o pioneirismo do Ceará na libertação dos escravos. O Estado foi a primeira província - denominação usada na época do Império - a tomar a atitude, cinco anos antes de a princesa Isabel sancionar a Lei Áurea. É o único feriado instituído no âmbito estadual, considerado data magna do Ceará.


Sobre Luiz Vasconcelos

0 comentários :

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.