Levantamento aponta que 41 municípios do Ceará tem alta infestação de Aedes Aegypti


A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) divulgou nesta segunda-feira (10) o 1º Levantamentos Rápidos de Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de 2017. O documento apontou que, no Ceará, 88% dos municípios enquadram-se nos critérios para realização do Estudo.

Em relação ao ano passado, o que se observa é que aumentou a quantidade de municípios participantes, e também cresceu o número de cidades em nível mais grave. Em 2016 o quantitativo era de 26, e neste primeiro balanço o total já chegou a 41. Conforme o estudo, 30,4% das 162 cidades inseridas no levantamento apresentaram alta infestação do mosquito, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

O levantamento é um método amostral que monitora a densidade de formas imaturas (larvas e pupas) por meio de pesquisa realizada na visita domiciliar do Agente de Combate às Endemias.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os depósitos localizados  ao nível do solo, tais como cisterna, tambor, tanque, foram os que predominaram com infestação pelo mosquito.

Entre os municípios em situação de alerta devido aos altos níveis do Índice de Infestação Predial estão Apuiarés, Tejuçuoca, Capistrano, Quixeramobim, Varjota, Independência e Araripe.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem