Hospital São Camilo em Iguatu realiza a primeira cirurgia neurológica da região

Foto: Jornal A Praça
O Hospital São Camilo de Iguatu acaba de realizar sua primeira cirurgia neurológica desde a sua inauguração. A equipe, liderada pelo médico iguatuense Iuri Araújo Honcy, graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com especialização em neurocirurgia no IJF Ceará, operou um paciente de 71 anos da cidade de Cariús que sofria de acúmulo de sangue em sua estrutura craniana.

O procedimento realizado é considerado de média complexidade. O paciente foi acometido de um trauma que teve como consequências um sangramento na cabeça, resultando em sintomas como tonturas e desconforto visual. A cirurgia teve a duração de aproximadamente duas horas.

De acordo com o médico, o procedimento, pioneiro na região, partiu da necessidade de atender demanda reprimida de pacientes que necessitam de tratamento adequado na regional de saúde. "A ideia vinha sendo amadurecida há dois anos junto ao hospital. Fico muito feliz em poder contribuir pelo avanço da medicina na região", disse.

Além do médico Iuri Araújo, fizeram parte da equipe o médico anestesista Paulo Henrique Fonseca, a instrumentadora Elisiane e a enfermeira Débora. De acordo com o médico, a equipe multidisciplinar é essencial para o sucesso cirúrgico.

Atualmente, a maioria das pessoas vítimas de transtornos cranianos e de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são transferidas para unidades da região do Cariri e para Fortaleza. "O Hospital São Camilo oferece uma estrutura excelente e a perspectiva é de desenvolver esse trabalho de forma satisfatória num breve espaço de tempo", disse o neurocirurgião.

Pioneirismo

Para o médico e diretor da unidade de saúde, Paulo de Tarso Bezerra, a missão do hospital é transformar a saúde da região em uma medicina de nível secundário e terciário, atendendo os pacientes privados e usuários de convênios. "Em médio e longo prazo queremos que as doenças de média e alta complexidade possam ser tratadas na cidade. Estamos caminhando e nos comprometendo a trazer muitas novidades relacionadas à saúde e atrair profissionais médicos mais qualificados", disse.

Em janeiro deste ano o Hospital São Camilo implantou a primeira Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da região. A estrutura é moderna, e é dotada de sistema de monitoração contínua que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem