Válvula do Açude Trussu será fechada a partir de 1º de julho

Reservatório está com apenas 12% da sua capacidade
A válvula dispersora do Açude Trussu, em Iguatu, será fechada, a partir deste sábado (01/07). A decisão foi tomada na manhã de ontem, durante reunião de alocação e avaliação do reservatório, formada por representantes do Dnocs, Cogerh e Comissão de Usuários de Água.

O coordenador local do Dnocs, Cléber Cavalcante, disse que a decisão foi acertada. Ele ressalta que a população precisa economizar água, pois o reservatório abastece Iguatu e a cidade de Acopiara.

O representante da Comissão de Usuários de Água, Dauysio Alves, disse que a medida vai afetar as comunidades ribeirinhas do Rio Trussu. "Fomos obrigados a tomar essa decisão", disse.

A Comissão determinou que a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) notifique o governo do Estado e a Prefeitura de Iguatu para realizar ações para assegurar o abastecimento de água das comunidades ribeirinhas, perfurando e instalando poços e implantando adutoras.

Durante a reunião a Cogerh chegou a apresentar propostas de redução de liberação de água, dos atuais 110 litros por segundo para 20, 40 ou 60 litros por segundos. De um total de 14 votos, 12 decidiram pelo fechamento total da válvula.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem