Mensagem de WhatsApp que promete 14º salário é fraude, alerta Caixa


Cerca de 350 mil brasileiros caíram em um golpe por WhatsApp que anuncia a liberação de um 14º salário. A fraude se caracteriza da seguinte forma: a pessoa recebe um link por WhatsApp que diz que para sacar um suposto 14º salário, é necessário que ela compartilhe o link com dez amigos ou dez grupos de conversa. Além disso, o usuário é indicado a autorizar o envio de notificações para o celular.

O golpe diz que quem já trabalhou com carteira assinada pode conferir se tem o direito a receber, por meio da Caixa Econômica Federal, o equivalente a um salário mínimo e, para isto, é preciso que a pessoa acesse um link e responda a algumas perguntas. Quando a vítima clica no link, o telefone é infectado automaticamente.

Depois de descobrir este golpe, a Caixa Econômica Federal reforçou que não distribui informações pelo aplicativo de mensagens e faz um alerta: caso você receba mensagens sugerindo prêmio ou pagamentos, verifique antes de clicar no link, pois pode ser uma tentativa de fraude. A instituição explica ainda que, se o cliente tiver dúvidas, ele pode acessar os canais de atendimento ao cliente Caixa, como SAC/Ouvidoria, 0800 ou qualquer uma das agências.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem