Número de inscritos no Enem no Ceará cai 32% em relação a 2016


O número de candidatos inscritos no Enem no Ceará neste ano teve forte queda: são 32% a menos que em 2016. Conforme dados divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Inep, o número de inscrições confirmadas (eliminando as inscrições anuladas) no Ceará neste ano foram 365.253, o equivalente a 5,43% do total; em 2016 foram 537.626.

O Ceará é o sexto estado com maior número de inscrições, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. São Paulo, que lidera o ranking, tem 1.136.851 de candidatos inscritos.

Em todo o país, são 6,1 milhões de inscrições, o menor número desde 2013. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mudou neste ano os critérios de isenção. O órgão incluiu no sistema um cruzamento de dados entre a declaração de carência e os dados do governo federal sobre famílias carentes. Por isso, subiu o total de pedidos de isenção recusados no Enem.

Após a reclamação dos candidatos, o Inep fez um acordo com o Ministério Público Federal para dar um prazo para que esses inscritos possam recorrer e comprovar seu direito à isenção.

Além dos problemas com a isenção, o total de inscritos caiu porque o Enem não poderá mais ser usado como diploma de conclusão do ensino médio. Agora, essa função ficará com o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem