Reunião discute projeto de revitalização do Rio Jaguaribe

Secretário executivo da SRH, Aderilo Alcântara, apresentou o projeto. Foto: Luiz Vasconcelos
Recompor a mata ciliar do Rio Jaguaribe em um trecho urbano de 20 hectares, na cidade de Iguatu, foi tema de uma reunião ocorrida na noite desta quinta-feira (26) no auditório da CDL de Iguatu.

A ideia inicial do projeto, denominado Cílios do Jaguaribe, é implantar uma unidade piloto no município de Iguatu. A ação é pioneira e a partir do projeto inicial, os técnicos querem estendê-la para outros trechos da bacia do Jaguaribe, um dos mais importantes cursos de água no Ceará.

A iniciativa do projeto partiu do secretário executivo de Recursos Hídricos do Ceará, Aderilo Alcântara, que participou do evento. "O projeto Cílios do Jaguaribe começa por Iguatu, mas a ideia é levar aos outros municípios que são cortados pelo rio", destacou.

O projeto foi elaborado pelo agrônomo e mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável, Paulo Ferreira Maciel, do Instituto Rio Jaguaribe. "O projeto se ampliou e tomou uma dimensão bem maior, até mesmo do que a gente esperava, e eu acredito que com essa reunião de hoje, nós teremos avanços ainda maiores. Inicialmente teremos duas unidades piloto, uma na Vila Neuma e outra no SAAE, mas isso é apenas o começo", destacou.

A Coordenadora da Biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Doris Santos, também destacou o trabalho da Secretaria para a implantação do projeto. "A nossa intenção, juntamente com a parceira que é a Chesf, é reflorestar uma área de aproximadamente 26 hectares nas cabeceiras do Jaguaribe", disse.

O projeto Cílios do Jaguaribe ganhou força com o engajamento da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf - que ficará responsável pela recomposição de 26 hectares de matas ciliares, sendo 20 na área urbana de Iguatu e outros seis na região da nascente do manancial.

A reunião contou com a presença de técnicos da Cogerh, Sema, Chesf e Secretaria de Recursos Hídricos, além de representantes de classes, prefeitos e secretários municipais de vários municípios da região.






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem