Apenas 9% das delegacias do Ceará têm quantidade suficiente de servidores, diz estudo


Apenas 8,9% das delegacias do Ceará têm quantidade suficiente de servidores, conforme estudo, divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O relatório mostra também que quase um terço das celas nas delegacias do estado têm condições péssimas.

Para viabilizar o levantamento, o Ministério Público vistoriou 157 delegacias do Ceará. Em apenas 14 delas, há a quantidade adequada de policiais. Os dados são referentes ao segundo semestre de 2016.

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará, Francisco Lucas, a baixa quantidade de policiais inviabiliza o trabalho de investigação da Polícia Civil. Ele destaca que, além disso, as más condições de trabalho da Polícia Civil do Ceará se refletem no crescimento da atuação de facções criminosas. "Só o [Batalhão de policiamento do] Raio, com todo o respeito à PM, não é suficiente para atingir as chefias de facção, é preciso de uma investigação aprofundada para prender os líderes", afirma.

Sobre a pesquisa, a Secretaria de Segurança afirmou que "não se manifesta a respeito de dados ou estatísticas as quais não teve acesso à metodologia" e "não reconhece os dados divulgados".

Sobre o efetivo da Polícia Civil, a secretaria informou que o governador Camilo Santana anunciou na sexta-feira (15) a convocação de 730 policiais civis, sendo 476 inspetores, 201 escrivães e 53 delegados. A previsão é que a nova turma seja formada e assuma os postos ainda no primeiro semestre de 2018, diz a pasta, em nota.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem