Doença misteriosa deixa moradores de Várzea Alegre preocupados


Os principais sintomas são, febre, dor de cabeça e no corpo, vômitos e insuficiência renal. Esses são sinais de uma enfermidade que acometeu pelo menos 29 moradores da cidade de Várzea Alegre, na região do Cariri.

Uma das vítimas, a agricultora Maria Aparecida de Souza, disse que quando acordou estava toda inchada. "Ao me levantar vi que estava inchada, mas antes tive vômito, dor de cabeça, febre e dificuldade para urinar", contou. A filha dela, Bruna Maria de Souza, de 28 anos, ficou internada por quase um mês e teve que passar por hemodiálise.

Outra vítima da doença, Expedita dos Santos, cabeleireira, também teve os mesmos sintomas e foi necessário fazer hemodiálise.

A Secretaria de Saúde de Várzea Alegre investiga os casos semelhantes, mas descarta inicialmente que seja um surto de leptospirose, doença causada pela urina do rato. A coordenadora de vigilância do município, Maria Lúcia de Souza, disse que está sendo feito acompanhamento dos pacientes, e que aguarda o resultados de alguns exames.

Alguns pacientes coletaram material que foram encaminhados para exame no Laboratório Central da Secretaria de Saúde do Estado (Lacen/Sesa). “Até o momento estamos sem conclusão, não identificamos a causa e o tipo de doença”, pontou a coordenadora de Vigilância em Saúde.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem