El Niño pode reduzir chuvas no Ceará em 2019


O Ceará em particular – e a Região Nordeste, de um modo geral – podem ter chuvas abaixo da média histórica em 2019. Isso porque a possibilidade da ocorrência de um El Niño no fim de 2018 e início de 2019 chega a 70%, segundo o Centro de Previsão Climática do NOAA dos Estados Unidos.

O El Niño é um fenômeno causado pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico, seguido pelo enfraquecimento dos ventos alísios. Estas alterações modificam o sistema climático de distribuição das chuvas e de calor em diversas regiões do planeta.

De acordo com o meteorologista da Funceme, David Ferran, o fenômeno só deve afetar a ocorrência de chuva no Estado se durar até o período de março, abril e maio, o que ainda não foi confirmado. Ele avalia ainda que é importante aguardar até janeiro, quando começa a previsão das temperaturas do oceano atlântico, o que também pode alterar a situação de chuvas no Estado. 

“No momento, o que temos é que o fenômeno pode acontecer na virada do ano, mas durante a estação chuvosa (fevereiro a maio) a previsão do El Niño ainda tem baixa confiabilidade”, ressalta.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem