Estados do Nordeste enviarão agentes de segurança ao Ceará

Os governadores dos oito estados do Nordeste enviarão agentes de segurança ao Ceará para auxiliar no combate ao ciclo de violência que teve início na quarta-feira (3), em Fortaleza, Região Metropolitana e municípios do interior cearense.

De acordo com o secretário de Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, o reforço é uma demonstração de "união" entre as forças de segurança da Região. A Bahia, estado governado pelo petista Rui Costa, foi o primeiro a ceder 100 policiais para reforçar a segurança no Ceará.

Mauro Albuquerque também informou que, até a noite deste sábado (5), mais de 200 presos que exercem liderança nas facções criminosas já haviam sido isolados. "Foram levados para um local de segurança máxima. Um pavilhão específico da unidade", disse.

O secretário afirmou ainda que mais de 400 celulares foram recolhidos nas unidades. Segundo o secretário, foi determinado aos diretores de presídios que retirem todos os televisores das celas para diminuir o poder de articulação dos detentos. "As televisões nas celas não são ilegais, mas é absurdo um preso ter dentro de uma cela uma TV LED de 42 polegadas. E, até mesmo pela situação, fizemos isso para eles não se manterem atualizados. E a incidência dos ataques tem diminuído".

Fora dos presídios, ontem à noite, a Força Nacional de Segurança (FNS) começou a atuar nas ruas de Fortaleza e na Região Metropolitana. Segundo o coronel Aginaldo Oliveira, comandante da operação, os militares foram distribuídos em lugares com potenciais de ataques como terminais de ônibus, corredores de grande movimentação e de concentração de equipamentos públicos e privados. O patrulhamento será feito em jornadas de 24 horas e rodízio de equipes. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem