INSS alerta idosos sobre fraudes em crédito consignado

Para coibir fraudes contra aposentados e pensionistas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem divulgado uma série de recomendações no sentido de orientar o segurado quanto à questão da contratação de empréstimo consignado, feito por meio da instituição com os bancos.

Segundo o INSS, para contratação do crédito, é preciso apresentar documentos pessoais do aposentado ou pensionista na instituição financeira escolhida, incluindo documentos de identidade ou carteira de habilitação e cadastro de pessoa física (CPF). Além disso, é obrigatório que o contrato seja assinado pelo próprio segurado.

"O empréstimo de nenhuma maneira pode ser concedido por telefone, sem o comparecimento do segurado ao banco ou financeira", alerta o INSS.

O INSS orienta também que, caso exista interesse na contratação do consignado, o segurado deve procurar bancos ou financeiras, e nunca deve passar informações pessoais e de benefícios por telefone, pois este tipo de conduta pode facilitar a ação de criminosos e acarretar em fraudes no benefício.

O Segurado que for vítima de algum golpe ou detectar irregularidades nos descontos em folha deve cadastrar imediatamente sua manifestação na Ouvidoria do INSS por meio da Central de Teleatendimento 135 ou pelo site. Em caso de perda, furto ou roubo, a pessoa deve fazer imediatamente um boletim de ocorrência, para se resguardar de eventuais fraudes no benefício.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem