Validade da Carteira Nacional de Habilitação será ampliada


A informação foi divulgada neste sábado (9), em rede nacional, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Segundo o comunicado, a decisão será anunciada pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que também deverá declarar o fim da obrigatoriedade de aulas com simuladores e haverá revisão nas questões de emplacamento e de medidas que afetam caminhoneiros.

Antes de tomar posse, em 2018, Jair Bolsonaro afirmou que pretendia estender a validade da CNH de cinco para dez anos durante seu governo.

A nova CNH contará com uma versão aprimorada, moderna, e deve ser implantada em 2022. Em formato de cartão de plástico e com microchip, a adoção do novo documento estava prevista para a partir de 1º de janeiro deste ano, mas foi adiada. Segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os órgãos e entidades de trânsito terão que estar adaptados para a emissão do novo formato até 31 de dezembro de 2022.

Os motoristas que tiverem o documento ainda dentro da validade em papel não precisarão fazer a troca, que ocorrerá no momento de renovação. O valor das emissões será definido pelos Detran's dos estados e do Distrito Federal.

De acordo com o órgão, a atualização reduzirá as chances de fraude e terá integração com outros países. O cartão se assemelha a um cartão de crédito convencional, com chip que possibilita a inserção de dados dos condutores e amplia as formas de utilização do documento.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem