Papa anuncia abertura de arquivos sobre pontificado de Pio XII na II Guerra


Os arquivos secretos do Vaticano sobre o pontificado do Papa Pio XII, entre 1932 e 1958, serão abertos em março de 2020. O anúncio foi feito pelo papa Francisco.

O pontífice assegurou que a igreja não pode ter medo da história. Francisco lembrou que Pio XII teve que assumir a liderança da Igreja Católica em um dos momentos mais tristes e sombrios do século 20.

Numeroso pesquisadores vem exigindo há anos acesso aos documentos para examinar porque Pio XII não se manifestou durante o extermínio de judeus durante a segunda guerra mundial.

Um silêncio que as organizações judaicas consideram uma forma de cumplicidade passiva. Alguns interpretação que o silêncio foi devido a prudência diplomática para não por em perigo os católicos da Europa ocupada pelos nazistas.

Outros pesquisadores ressaltam que o pontífice salvou dezenas de milhares de judeus italianos ao ordenar que se mantivessem abertas para eles as portas dos conventos. O ministério das relações exteriores de Israel ficou satisfeito com o anúncio.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem