Operação da PF combate desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro em Caucaia


A Polícia Federal com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) deflagrou nesta sexta-feira (5) a Operação Afiusas, com o objetivo de combater e desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar licitações e desviar verbas públicas federais da Prefeitura de Caucaia.

Segundo a CGU, o prejuízo aos cofres públicos apontado em um dos contratos é superior a R$ 14 milhões de reais.

Cerca de 120 policiais federais e 18 auditores da CGU cumpriram 8 mandados de prisão temporária e 28 mandados de busca e apreensão. Seis pessoas foram presas e duas estão foragidas no exterior.

Um dos presos, suspeito de ser o líder da organização criminosa é o português Marco Alexandre Veiga Correia. 

Durante a ação foram apreendidos mais de 300 mil reais em uma residência e dez armas. Conforme a Polícia Federal, a organização criminosa atuava desde 2009 na prática reiterada de desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro, por meio de contratações milionárias fraudulentas com empresas do ramo da construção civil, durante duas gestões consecutivas do ex-prefeito Washington Luiz de Oliveira Gois, no período de 2009 a 2016.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, fraudes em licitações, desvios de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, de acordo com o nível de participação.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem