Polícia Federal realiza operação para combater fraudes em financiamentos habitacionais no Ceará


A Polícia Federal cumpre mandados na manhã desta sexta-feira (28) contra fraudes em financiamentos habitacionais e empréstimos consignados no Ceará.O Prejuízo é estimado em R$ 3 milhões para a Caixa Econômica Federal. As buscas e apreensões são realizadas na quarta fase da Operação Gremlins.

O grupo criminoso operava junto à agência da Caixa em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza. Os policiais cumprem oito mandados na Capital e em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe. Os investigados tiveram o bloqueio de contas e o sequestro de bens móveis e imóveis autorizados pela 32ª Vara da Justiça Federal.

Segundo a PF, os suspeitos criaram matrículas de imóveis fictícias e geraram cerca de 100 cadastros de pessoas físicas (CPFs) para pessoas inexistentes. Os dados falsos eram colocados nos sistemas da Caixa para levantamento dos valores. Os investigados também utilizavam contas de familiares.

Conforme dados levantados nas 1ª, 2ª e 3ª fases da Operação Gremlins, o esquema criminoso gerou prejuízo aos cofres públicos em um montante que pode ultrapassar os R$ 50 milhões,

Os envolvidos poderão responder, de acordo com o nível de participação, pelos crimes de associação criminosa e fraude na obtenção de financiamento. Estre os suspeitos, estão servidores da Caixa. Eles também poderão responder pelo crime de gestão fraudulenta e corrupção.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem