Caixa anuncia financiamento habitacional corrigido pelo IPCA


O governo federal lançou nesta terça-feira (20), em evento no Palácio do Planalto, uma nova linha de financiamento habitacional na Caixa Econômica Federal. Essa linha vai operar contratos habitacionais corrigidos pela inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais uma taxa fixa.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães  a nova linha, baseada no IPCA, trará taxas reduzidas e utilizará o IPCA no lugar da Taxa Referencial (TR), definida pelo Banco Central e considerada por Guimarães de baixa previsibilidade.

A nova linha traz uma taxa de 4,95% do valor financiado mais correção do IPCA. A porcentagem pode chegar a 2,95% do valor financiado para quem tem as melhores relações com o banco. Os valores serão corrigidos mensalmente, prestação a prestação, conforme o IPCA mais recente.

Guimarães disse que o valor da prestação do financiamento imobiliário poderá ser reduzido até pela metade. Caso o cliente não queira financiar com base no IPCA, temendo um aumento muito grande na inflação no futuro, ele poderá optar pela linha já usada. 

O presidente Jair Bolsonaro participou do evento e disse que a medida é um ganho para a sociedade como um todo, tanto para quem vai comprar, quanto para o setor imobiliário e da construção. “Isso é muito bem-vindo. E a sociedade toda ganha, todo mundo ganha. Vamos, na medida do possível, dando sinais que queremos fazer um Brasil melhor para todos”.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem