Número de cidades do Ceará com adesão ao Garantia-Safra triplica


O número de municípios cearenses beneficiados com o Garantia Safra saltou de 13, em 2018, para 46, até julho deste ano. O programa, do governo federal, dá segurança aos que vivem da atividade agrícola na região semiárida brasileira que tiveram perdas acima de 50% da safra por excesso ou escassez de chuvas.

O número de cidades beneficiadas ainda pode aumentar, pois somente agora, dia 2 deste mês, foi finalizada a realização dos laudos que vão definir quais serão os outros municípios que poderão contar com o apoio financeiro.

Para garantir o recurso, o agricultor que tivera a lavoura afetada pela estiagem deve ter perda superior à metade do plantio. "As perdas são a média do município. Todos os laudos são feitos e depois calculada uma média. Além disso, também é analisada a quantidade de chuva ocorrida no município", disse o gerente da Ematerce de Iguatu, Erivaldo Barbosa.

Em 2018, 13 municípios cearenses e 24.812 agricultores foram atendidos. No ano passado, foram liberados mais de R$ 21 milhões, que circularam na economia das cidades do interior.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem