Quase 30% das cidades do Ceará estão sendo atendidas por carros-pipa

Quase um terço das comunidades rurais do interior cearense já está recebendo água através de carros pipa. O quadro é de alerta, com o fim da quadra chuvosa a menos de quatro meses.

O curto período já é suficiente para começar a esvaziar as barragens e secar cisternas de muitas famílias. As chuvas desse ano foram até suficiente para o plantio de legumes, no entanto, não foi suficiente para o armazenamento de água nos açudes de várias localidades.

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional, uma média de 400 carros-pipa circulam em 54 municípios do Ceará, atendendo 170 mil pessoas.

Em junho passado, antes que o fim do período de chuvas completasse um mês, eram 300 caminhões garantindo o abastecimento de cerca de 100 mil pessoas no Ceará residentes na zona rural. O aumento de beneficiários, em 3 meses, cresceu 63%.

Mesmo diante da gravidade do problema, as coordenadorias da Defesa Civil de muitos municípios reclamam de dificuldades em conseguirem a liberação de rotas na Operação coordenada no Estado pelo Exército Brasileiro. A cada dia cresce o número de reclamações diante da demora no atendimento das reivindicações de abastecimento das cisternas.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem