Umidade relativa do ar atinge taxa de 11% em Iguatu e acende sinal amarelo


O município de Iguatu registrou a 2ª menor taxa de umidade relativa do ar, entre os demais municípios brasileiros, com percentual de 11%. O índice acende um sinal amarelo para a população, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O valor extremo em Iguatu ficou atrás somente do município de Planalto, no Paraná, que registrou 7%. Ainda na lista de resultados expressivos, Tauá e Jaguaribe, que aparecem com 13%.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. É considerado estado de observação quando a umidade apresenta entre 31% e 40%. Quando fica abaixo dos 30%, classifica-se como atenção. Entre 12% e 20%, é estado de alerta. Abaixo disso é considerado emergência.

Neste período do ano, já é comum que a umidade reduza em relação aos períodos de chuva do primeiro semestre, por exemplo. De acordo com o meteorologista da Funceme Raul Fritz, nesta época do ano formam-se grandes massas atmosféricas de ar seco no país, principalmente pelo seu interior.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem