INSS prorroga prova de vida até março de 2021


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou até o final de março o prazo para aposentados e pensionistas realizarem prova de vida sem correrem o risco de bloqueio do benefício.

Em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

De acordo com a portaria que prorrogou o prazo, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece, mantendo a opção de realizar a comprovação de vida normalmente pelos bancos.

Para realizar a prova de vida, basta a pessoa ir diretamente ao banco que recebe o benefício, e apresentar um documento de identificação com foto. Algumas instituições financeiras já usam a biometria nos terminais de autoatendimento.

Beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem