Novo prognóstico da Funceme indica 50% de probabilidade de chuvas abaixo da média


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou um novo prognóstico para a quadra invernosa no período de março a maio deste ano. Segundo o órgão, existem 50% de probabilidade de chuvas abaixo da média, 40% em torno da normalidade e ainda 10% de chances do acumulado total ser acima da média histórica.

Segundo o presidente da Funceme, Sávio Martins, as previsões estão sendo baseadas nas condições oceânicas, combinadas com resultados de outros centros de pesquisa. Ele destaca que, apesar dos dados semelhantes ao primeiro prognóstico, divulgado em janeiro para o trimestre de fevereiro a março, não se trata de uma atualização, pois o período de previsão é diferente.

“Basicamente, o que resultou nesse prognóstico foi a situação do oceano Atlântico Tropical Norte, onde tem persistido um aquecimento desde o início do ano até agora, enquanto o sul vem variando entre frio e aquecido, mas agora está numa situação próximo à normalidade. Comparado ao trimestre FMA, o cenário para o próximo piorou, pois agora nós temos uma generalização do cenário abaixo da média para o Estado como um todo”, finaliza Martins.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem