MULHERES PREFEITAS DIMINUIU NO CEARÁ

As eleições municipais deste ano contribuíram para reduzir o número de mulheres que ocupam cargos no executivo municipal. Em comparação com as eleições de 2004, quando as mulheres prefeitas chegaram a 22, tivemos neste ano uma queda para um total de 17 mulheres prefeitas( sete reeleitas). Das 50 que saíram derrotadas, 8 disputavam a reeleição.
A participação delas sequer atingiu o mínimo de 30% por partido exigidos pelas legislação eleitoral. Foram 69 postulantes disputando as Prefeituras no Interior do Ceará, contra 443 homens. Dos 10.171 candidatos a vereador registrados, apenas 2.227 eram mulheres.
Aqui na cidade de Iguatu, tivemos duas mulheres na disputa ao cargo de prefeito(a), e outras tantas ao legislativo municipal, mas em nenhum dos casos houve êxitos. Apenas a candidata do PC do B, Cida, obteve uma votação expressiva, ficando na primeira suplência para a câmara de vereadores.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem