LEI SECA - DETRAN MULTA 421 MOTORISTAS DURANTE O CARNAVAL

O primeiro Carnaval com a vigência da Lei Seca no Ceará resultou parcialmente em multa de 421 motoristas. Desse total, 43 motoristas não estavam legalmente habilitados. E outros 13 motoristas foram detidos e liberados mediante pagamento de fiança, cujo valor é definido pelo delegado de plantão. A Lei 11.705 é chamada oficialmente de Lei de Alcoolemia Zero, porque pune, com rigor, desde a sua vigência, no dia 20 de junho de 2008, o motorista flagrado com álcool no sangue.

O motorista punido recebe uma multa no valor de R$ 957,50 e tem sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por um ano, ao apresentar, no teste do bafômetro, teor entre 0,11 e 0,29 ml de álcool por cada litro de ar expelido pelo pulmões. Os motoristas detidos responderão também a um inquérito criminal, pois dirigir embriagado é crime de trânsito (apresentar teor acima de 0,3 ml de álcool por cada litro de ar expelido pelos pulmões). Os locais que apresentaram maior número de multas foram: Beberibe: 58 motoristas; Fortaleza: 35; Cascavel: 29; Juazeiro do Norte: 28; Acaraú: 22; Aracati: 20; e Carnaubal: 20.

Cerca de 800 agentes do Detran e da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV) concluiram na madrugada desta quarta-feira (25) as 260 operações programas para os cinco dias de carnaval (de sexta a terça-feira), com a utilização de 66 aparelhos de bafômetros. A previsão é que esse número ultrapasse aos 500 motoristas punidos. Os resultados finais serão anunciados nesta quarta-feira (25). Nesses dias de fiscalização, as equipes aplicaram mais de 20 mil testes de bafômetro.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem