VOLUME DE CHEQUES SEM FUNDOS AUMENTA EM JANEIRO

O volume de cheques honrados no País recuou em janeiro na comparação com o mês anterior, informou nesta segunda-feira a empresa de análise de crédito TeleCheque. Segundo a empresa, 96,68% dos cheques foram honrados - uma queda de 0,96 ponto percentual sobre os 97,62% de dezembro do ano passado.

A TeleCheque aponta como principais motivos do aumento do volume de cheques sem fundos a grande quantidade de gastos extras do início do ano, como IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e material escolar, além das dívidas contraídas no período do Natal.
“Apesar disso, esse aumento é considerado normal, uma vez que o consumidor já tem seu dinheiro comprometido com o pagamento de contas e despesas do dia a dia. Para muitos, estes gastos extras dificultam a administração financeira”, disse José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

O executivo ainda apontou o agravamento da crise econômica como motivo para o aumento do calote. “Alguns setores já começaram a sentir os efeitos e precisaram diminuir custos. De qualquer forma, a tendência é recuar o consumo de supérfluos e priorizar os itens de primeira necessidade, como alimentação”, declara Praxedes.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem