GOVERNOS VÃO LIBERAR 88 MILHÕES PARA MUNICÍPIOS

O governador Cid Gomes esteve reunido na noite de ontem (26) com 75 prefeitos de cidades afetadas pelas chuvas. Durante a reunião Cid foi enfático: o auxílio financeiro de R$ 80 milhões empenhado pelo Governo Federal para o Ceará só entra nos cofres municipais caso os prejuízos sejam comprovados. E todos têm até esta sexta-feira para reunir os documentos necessários. É preciso apresentar o decreto de emergência, a Notificação Preliminar de desastres (Nupred), o Relatório de Avaliação de Danos (Avadan) e um plano de trabalho. O valor chega a R$ 88 milhões, desse total, 80 milhões sairão do governo federal e 8 milhões da contrapartida estadual.
A espectativa é de que na próxima semana, Cid de posse dos relatórios, leve-os à Secretaria Nacional de Defesa Civil, no sentido de agilizar a liberação da verba, cujos destinos já são certos - restauração dos equipamentos públicos danificados (açudes, estradas, pontes e passagens molhadas) e moradias destruídas.

Obs: No rol de prefeitos, durante a reunião de ontem com o governador, estava o prefeito Agenor Neto. E numa entrevista no dia de hoje, Agenor avaliou como positivo o encontro, mas no entanto fez algumas ponderações no que diz respeito à liberação dessas verbas chegarem em tempo hábil para a resolução dos problemas, principalmente nas comunidades rurais, onde as estradas vicinais se encontram totalmente danificadas. E a exemplo disso, citou o caso do ano passado, quando a situação de desastre foi semelhante, e no entanto até hoje as prefeituras não receberam um só tostão do Governo Federal.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem