Ceará terá 02 novas unidades de pronto atendimento até o final do ano

O Ministério da Saúde autorizou a construção de 14 novas Unidades de Pronto-atendimento em três estados – Bahia, Tocantins e Ceará – e no Distrito Federal. A população de um total de dez cidades contará com serviços de emergência e urgência capazes de atender até 3 milhões de pessoas. As portarias habilitando as unidades foram publicadas no Diário Oficial da última sexta-feira, 24 de julho.

As 14 novas unidades devem ficar prontas até o fim do ano. O investimento total nas obras e na compra de equipamentos será de R$ 28,6 milhões. Assim que inauguradas, outros R$ 30,3 milhões serão reservados ao custeio anual do serviço. As UPAs estão voltadas ao atendimento de urgências e emergências. Quando os pacientes chegam às unidades, os médicos estabilizam o seu quadro, definem o diagnóstico e analisam a necessidade de encaminhá-lo a uma unidade hospitalar.

As UPAs são divididas em três tipos, conforme a capacidade de atendimento. Das 14 habilitadas na última sexta-feira, dez cobrem regiões de até 300 mil habitantes e as outras quatro funcionarão em localidades de até 100 mil habitantes. O estado da Bahia foi contemplado com o maior número, num total de 07 unidades; o Distrito Federal vai receber 03 unidades, enquanto o Tocantins ficou com 02 Upas.
O Ceará vai receber 02 unidades para as seguintes cidades: Caucaia (porte III) e Maranguape (porte II).

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem