O Programa Agente da Educação (PAE) será modificado com o objetivo de melhorar o atendimento aos alunos que apresentam baixo rendimento escolar. Implantado no ano de 2008, pela Secretaria de Educação deste município, o PAE é uma idéia pioneira no âmbito nacional e foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como experiência inovadora e, também, como referencial para o Brasil.
O anúncio das modificações do programa foi feito pelo prefeito de Iguatu, Agenor Neto, em solenidade realizada, nesta cidade, na Praça da Matriz.
Participação
O evento contou com a participação de docentes e de centenas de alunos da rede municipal de ensino. “A partir do segundo semestre, os estudantes que enfrentam dificuldades de aprendizagem terão reforço escolar, em casa”, disse o prefeito. “Vamos contratar profissionais qualificados, com experiência em sala de aula”, destacou o gestor. O salário dos docentes que vão trabalhar no projeto será de R$ 1 mil.
A Secretaria da Educação será a responsável em lançar o edital para seleção dos professores que vão trabalhar como Agentes da Educação. “Inicialmente, serão oferecidas 14 vagas”, disse a secretária de Educação do município, Benildes Uchoa. Ainda de acordo com a secretária, “a quantidade de profissionais a serem contratados vai depender da demanda, de acordo com os indicadores educacionais”. O objetivo do programa é atuar onde há déficit, ou seja, estudantes com dificuldades de aprendizagem na sala de aula.
A partir do próximo semestre, o PAE vai atender os estudantes com dificuldades de aprendizagem na própria residência, fortalecendo o vínculo da escola com a família.
Resgate de alunos
Haverá também uma preocupação em resgatar os alunos faltosos e os desistentes. “O nosso objetivo é reduzir a evasão escolar e apoiar o estudante que apresenta déficit de aprendizagem”, observou Benildes Uchoa.
Na prática, o programa funciona como uma espécie de Agente de Saúde da Educação. No ano passado, sete monitores trabalharam no PAE.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=655772
Tags
NACIONAL