A solenidade de entrega foi realizada no auditório do Complexo de Proteção Social, e contou com a presença do secretário de agricultura, Valdeci Ferreira, vereadores e demais lideranças comunitárias. O prefeito Agenor Neto, também esteve presente, e durante a solenidade falou aos presentes.
O programa
O Seguro Safra é um programa instituído pela Lei n° 10.420 de 10 de abril de 2002. Tomando como base o efeito cíclico da seca no semi-árido, tem como objetivo oferecer uma renda mínima aos agricultores de base familiar, que porventura venham a ter prejuízos de 50 por cento ou mais de suas lavouras prejudicadas pela estiagem. Recentemente o governo Federal modificou a lei e passou a cobrir as perdas originárias do excesso de chuvas.
Aqui em Iguatu, o programa atingiu a sua plenitude no ano de 2005, com a ascensão do prefeito Agenor Neto na prefeitura Municipal. Até então, a situação era deplorável, a ponto dos agricultores ficarem de fora do programa porque o prefeito do período 2001/2004, sempre alegava falta de recursos para a contrapartida do programa.
Em Iguatu, Orós e Quixelô, houve um atraso bastante considerável no pagamento da primeira parcela do seguro, uma vez que foi gerado um erro a partir da origem dos dados, onde segundo justificativas do órgão responsável (Ematerce regional), teria havido erros na digitação dos dados quando do envio dos mesmos para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, em Fortaleza. O descaso gerou à época protestos de agricultores, e diante disso foi realizada uma passeata pelas ruas do município até a sede da Ematerce, aqui na cidade de Iguatu.
Tags
REGIONAL