Carros terão vistoria mais rigorosa a partir do próximo ano

O governo planeja implementar, a partir de janeiro do próximo ano, a Inspeção Técnica Veicular (ITV) em toda a frota de veículos do país. O objetivo é reduzir as emissões de poluentes, com a regulagem de motores, e aumentar a segurança nas cidades e estradas, verificando diversos itens de mecânica.

De acordo com o ministro das Cidades, Márcio Fortes (foto), a vistoria será obrigatória e mais rigorosa do que aquela que é feita atualmente em estados como o Rio de Janeiro, onde já ocorre há vários anos. Mas para entrar em vigor a medida pode depender de votação na Câmara e no Senado.

O ministro afirmou ainda que é preciso especificar se a prestação do serviço vai ser feita sob forma de licitação e se ela terá que ser em nível nacional ou regional. Um dos desafios, segundo ele, é como promover a inspeção em estados que têm muitos municípios afastados e praticamente isolados, o que dificultaria a logística da operação.

Márcio Fortes especificou que a inspeção vai ser detalhada, com a checagem de itens de mecânica fundamentais, como caixa de direção, suspensão e freio. Segundo ele, a inspeção da emissão de gases também será obrigatória, inclusive com punições, obrigando o motorista a retornar com o carro regulado para fazer novo teste. De acordo com o ministro, todos os cerca de 40 milhões de veículos do país terão de fazer a inspeção, incluindo motos, ônibus e caminhões.

Obs: Lá vem mais taxas para nós, proprietários de veículos, pagarmos. Isso é um absurdo!

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem