Crança com meningite preocupa autoridades de saúde em Juazeiro

Um novo caso de meningite bacteriana tem deixado a população de Juazeiro do Norte alerta. Internada desde o último dia 18, uma criança de três anos têm mobilizado a atenção de técnicos da saúde no município para evitar um surto e causar pânico na cidade.

Com a expectativa de receber 800 mil fieis para a Romaria de Finados, no próximo dia 2, a Prefeitura está lançando hoje uma nota explicativa para os moradores e turistas trazendo informações sobre a doença, os sintomas e as formas de evitar o contágio.

A meningite bacteriana é uma inflamação das meninges, (películas que envolvem o cérebro), causada por bactérias, e que pode levar à morte em poucas horas, sendo por isso necessário atenção médica urgente quando diagnosticada. As três espécies de bactérias responsáveis pela maioria dos casos de meningite (Neisseria meningitidis, Hemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae), estão presentes no meio ambiente e instaladas no nariz e no sistema respiratório, sem, entretanto, causar qualquer dano, mas por razões desconhecidas em algum momento infectam o cérebro.

Quando o diagnóstico é feito a tempo e o tratamento é instituído imediatamente, o risco de morte é muito reduzido, porém, um diagnóstico demorado que leva a um tratamento iniciado tardiamente, pode produzir lesões cerebrais permanentes ou morte, especialmente em crianças pequenas e em idosos.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem