Cid Gomes assina ordem de serviço do novo sistema de transportes

O governador Cid Gomes assina às 10 horas desta quarta-feira (18), no auditório do Palácio Iracema, sete ordens de serviços que dá à operação do novo sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, realizado por ônibus. O novo sistema prevê a circulação da frota de 380 ônibus (com ar-condicionado e com até cinco anos de uso), para transportar uma demanda estimada de 1 milhão 126 mil passageiros, de todas as regiões cearenses, em 91 linhas, com emprego direto de 1.250 pessoas. E vai operar com uma redução média de 14% no preço das tarifas. Moradores de Juazeiro e Crato foram beneficiados com uma redução de 19% no preço da passagem para Fortaleza.

Além de todos esses benefícios, a licitação permitiu ao Estado arrecadar das empresas ganhadoras da licitação como pagamento de outorga prevista no edital, o valor de R$ 12 milhões 891 mil, recursos que serão investidos na melhoria do sistema.

Com a implantação desse novo sistema, o Estado do Ceará é o primeiro do País a legalizar seu sistema de transporte, com base no que determina a Constituição Federal.

Ao todo, foram licitados oito lotes de linhas de transporte. Apenas o de número 5, ainda não teve o julgamento finalizado, em função de ações administrativas: o da Região do Litoral Oeste, abrangendo municípios como Itapipoca, Paracuru, Paraipaba, Cruz, Jericoacoara e Cruz, entre outros.

As sete ordens de serviços, a serem assinadas pelo Governador do Estado, dando início as operações do novo sistema de transporte nesta quarta-feira (18), contemplam todos os municípios cearenses, cujos municípios polos são os seguintes:

Nº 1: atende aos municípios pólos de Aracati, Russas Morada Nova e
Limoeiro do Norte, com 19 linhas operadas pela empresa São Benedito
Autovia Ltda:

Nº 2: atende aos municípios pólos de Baturité e Quixadá, com 15
linhas operadas pela empresa Fretcar Transporte, Locação e Turismo Ltda;

Nº 3: atende aos municípios pólos de Canindé, Crateús e Tauá, com 19
linhas operadas pelo Consórcio Viação Princesa dos Inhamuns (com a
participação da Empresa Gontijo Transportes Ltda);

Nº 4: atende ao município pólo de Sobral, com 12 linhas operadas pela
Expresso Guanabara S/A;

Nº 6: atende ao município pólo de Iguatu, com 30 linhas operadas pela
Expresso Guanabara S/A;


Nº 7: atende ao municípios pólos de Crato e Juazeiro do Norte, com 34
linhas operadas pela Expresso Guanabara;

Nº 8: atende aos municípios polos de Crato, Juazeiro e Barbalha, 34
linhas operadas pela Auto Viação Metropolitana Ltda.

Com informações do site do Detran

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem