Emancipação de municípios-deputado vai recorrer ao STF contra projeto

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) disse que irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso a Assembleia Legislativa aprove o projeto de lei complementar para definir os critérios de emancipação de novos municípios no Ceará, proposto pelo presidente da Casa, Domingos Filho (PMDB).

Heitor considera o projeto inconstitucional, e lembra que, de acordo com a Constituição Federal, a competência de criação de um município é por meio de uma lei estadual, mas dentro de um período determinado por uma Lei Complementar Federal que deveria ter sido votada no Congresso Nacional até metade de novembro, o que não aconteceu.

O deputado Domingos Filho decidiu tomar a frente do processo, por meio da criação de uma lei estadual, o que ele considera não ferir a Constituição. O presidente da Assembleia ainda tem a esperança de votar a pauta até o dia 15 de dezembro. O projeto foi assinado por quase todos os deputados, mas encontrará resistência para ser validado. ``No momento em que essa matéria for aprovada, eu, na minha visão, não tenho outro caminho se não recorrer ao Supremo``, ameaçou Heitor.

Com informações do jornal O Povo

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem