Lojistas esperam aumento de 20% nas vendas natalinas

Iguatu. Fim de ano, o Natal está chegando e é hora de ir às compras. O último mês do ano começa com boas expectativas entre os lojistas da várias regiões do Estado. O clima de otimismo aponta crescimento de até 20% nas vendas da região jaguaribana, enquanto que em Iguatu é de pelo menos 12% em relação ao mesmo período de 2008. Algumas lojas já estão com decoração natalina, outras começam a se preparar a partir desta semana. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu lançou campanha de prêmios para atrair os consumidores.

Esta cidade é polo de atração comercial na região Centro-Sul. Consumidores de pelo menos dez cidades, diariamente, vêm a Iguatu para fazerem compras. Neste período do ano, eletroeletrônicos, calçados, perfumaria e confecções são os setores que mais vendem, ao lado de material de construção e tintas. A partir desta semana, o movimento deve se intensificar no centro comercial.

Os lojistas já renovaram os estoques e estão preparados para atender aos consumidores. Quem deu a largada inicial foram as lojas de artigos de presente e decoração natalina. Empresários e consumidores, segundo a tradição, compram produtos decorativos para enfeitar as suas casas comerciais e entrar no ritmo de Natal. "As vendas estão boas, mas esperando melhorar ainda mais a partir desta semana", disse a vendedora Janaíra de Souza. "Temos muitas opções para lojas e residências".

O empresário Gerson Oliveira deixou para esta semana as compras de artigos de decoração para a loja. "Precisamos enfeitar para receber bem o cliente e entrar no clima de fim de ano", disse. "Neste período, a gente precisa agradecer quem permaneceu cliente fiel durante todo o ano". As lojas ganham cores, estrelas, Papai Noel, muitas luzes que não param de piscar para chamar a atenção da clientela. A funcionária pública, Cleide Ribeiro, comprou artigos de decoração para a árvore de Natal e para a casa. "Comprei luminárias, bolas e fitas para os laços decorativos", contou. A aposentada Marlene Souza também comprou pisca-pisca e enfeites. "Vou montar a árvore esta semana", disse. "É simples, mas quero deixá-la bonita". A professora Gilma Gondim deu preferência para peças do presépio.

A vendedora Francisca Ribeiro, que trabalha em uma loja de material de decoração, disse estar otimista para este Natal. "Recebemos muitas encomendas e temos uma variedade de ofertas com preços populares e mais elevados", explicou. "O importante é que cada um pode decorar, fazer a sua casa mais bonita no Natal", comentou.

No momento, artigos de decoração, celulares e DVD são os ítens mais vendidos no comércio local. Os produtos da linha branca ainda com IPI reduzido também estão mantendo o comércio de eletrodomésticos aquecido. A partir desta semana, com a liberação das aposentadorias, pagamento de salário e de outros benefícios sociais, as vendas devem crescer.

Iguatu é considerada o polo da região Centro-Sul e atrai consumidores de, pelos menos, 10 municípios. Diariamente, vêm clientes das cidades de Acopiara, Mombaça, Quixelô, Jucás, Cariús, Orós, Icó, Cedro, Catarina e Saboeiro para fazerem compras ou serem atendidos na área de serviço. Acreditando nesse mercado, a CDL lançou a campanha "Iguatu Natal de Prêmios", em parceria com a Associação Comercial e o Sindilojas.

A campanha se estende até o próximo dia 15 de janeiro e irá sortear R$ 15 mil, dez telefones celulares, dois computadores, dois televisores com tela em LCD, seis cozinhas equipadas, com armário e balcão e dormitórios de casais. Os consumidores participam por meio de cupons fornecidos pelas lojas que aderiram à promoção.

O diretor da CDL, Francisco Bento de Souza, acredita que as vendas no comércio local, neste mês de dezembro, serão cerca de 12% superiores. "Precisamos ser otimistas, acreditar em boas vendas para este fim de ano, consolidando Iguatu, como polo comercial regional". A Prefeitura de Iguatu, a exemplo de anos anteriores, já começou a montar a decoração natalina de ruas e praças. O evento "Iguatu Natal de Luz" contribui para espalhar o espírito natalino. "A cidade fica mais bonita e agradável", disse Bento de Souza.

Fonte: Diário do Nordeste

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem