Medicamentos com redução de até 90% nos preços de mercado podem ser encontrados em Iguatu na unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil, que vendem remédios repassados pelo Ministério da Saúde. A redução de preços é assegurada graças à isenção de impostos e a aplicação de subsídios por parte do Governo Federal.
A lista inclui medicação para cerca de 80% das doenças que atingem a população - asma, cólicas, depressão, diabetes, enxaqueca, hipertensão, queimaduras, úlcera gástrica, verminoses, além de antialérgicos, antibióticos, anticoncepcionais, anticonvulsivantes, anti-inflamatórios, ansiolíticos e antivirais.
Para adquirir os remédios disponibilizados pelo programa, os interessados só precisam apresentar uma receita emitida por médico ou odontólogo na rede pública ou privada. O receituário é exigido como estratégia para evitar a automedicação, o que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes.
Em Iguatu, a unidade do Programa é mantida pela prefeitura de Iguatu, e funciona na rua Professor João Coelho, vizinho a Casa de Saúde e Maternidade Agenor Araújo, no bairro São Sebastião. A unidade conta com farmacêuticos de plantão em todo o horário de funcionamento – das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira; e de 8 as 12 horas, aos sábados.
Por: Luiz Vasconcelos
Tags
CIDADE