Ministro inaugura nova agência do INSS em Iguatu

Após passar por um processo de reforma e modernização a Agência da Previdência Social (APS) do município de Iguatu (CE) retorna ao seu antigo endereço, na Rua 21 de abril, 45 – Bairro Prado.

A solenidade de inauguração das novas instalações foi realizada nesta sexta-feira, (29), às 20 horas, e contou com a presença do ministro da Previdência, José Pimentel, do prefeito municipal, Agenor Neto, do deputado federal José Airton Cirilo, presidente do PT estadual, Ilário Marques, do chefe da agência de Iguatu, Adil Vieira, presidente da Câmara de Iguatu, Ednaldo Lavor, além de outras lideranças políticas locais e regionais.

Com a reforma , a área construída passou de 398,19 m² para 587,59 m². A ampliação do espaço possibilitou a instalação de quatro salas de perícia (antes eram duas), uma de reabilitação profissional e uma de assistência social. No local foram instalados 18 guichês de atendimento.

O prédio possui dispositivos de segurança, acesso para pessoas com deficiência e sinalização interna. Durante a reforma, a unidade foi transferida para um imóvel alugado, na Rua Antônio Mendonça, Bairro Planalto. A APS volta a atender no seu antigo endereço a partir de 1° de fevereiro, no horário de 7h30 às 17 horas.

Atendimento
Além dos segurados de Iguatu, a unidade atende também aos moradores dos municípios de Carius, Cedro, Jucás, Quixelô, Saboeiro, Tarrafas e Várzea Alegre. Com capacidade para atender a cerca de 200 segurados por dia e realizar 1.056 perícias por mês, a APS é responsável pela manutenção de 45.685 benefícios mensais, com pagamento de r$ 22,3 milhões.

Plano de expansão de agências
Das 56 novas agências que ainda serão construídas no Ceará pelo Plano de Expansão, 40 já estão com obra contratada. O PEX estabeleceu a construção de 57 APS no estado, mas uma já foi inaugurada, no município de Tauá. Para a recuperação e modernização da atual rede de atendimento, estão em execução mais 23 obras. Ao todo, serão realizadas no estado 80 obras com investimentos de r$ 82 milhões.

Das 720 Agências da Previdência Social que contam no plano de expansão , para todo o pais, 321 estão com obras contratadas e 111 foram licitadas. Uma já foi inaugurada (Tauá-CE). Todos os municípios com mais de 20 mil habitantes terão uma agência da Previdência Social. Ao expandir a sua rede, a Previdência pretende melhorar o atendimento, chegando mais próximo ao segurado brasileiro. A principal meta do PEX é interiorizar o atendimento, estendendo a presença da Previdência Social a 1.684 cidades.

Hoje, existem em todo o pais 1.123 agências fixas, que estão instaladas em 965 municípios. Com a expansão, serão 1.842 unidades, com equipes treinadas e capacitadas, trabalhando para manter a qualidade dos serviços previdenciários oferecidos à população. Cerca de 30,8 milhões de pessoas serão beneficiadas com a ampliação da rede de agências.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem